quinta-feira, 22 de março de 2018

Testando produtos uNeVie por 7 Dias



Vocês gostam de chá?



  Faz cerca de uma ano que venho me interessando muito em encontrar cosméticos sustentáveis e mais naturais para substituir os que utilizo no meu dia-a-dia. Comecei pesquisando sobre as técnicas de No/Low poo que vêm ganhando notoriedade no Brasil e acompanhando o processo de grandes marcas como Seda e L'Oréal em tentar transformar seus produtos  de acordo com essas tendências.

  A questão é que desde criança fui influenciada pela minha mãe em consumir produtos cosméticos que utilizassem frutos, plantas e ervas em sua composição (os mais comuns eram produtos da Phytoervas e da Natura) e utilizar alguns alimentos e plantinhas (como a babosa, a camomila, o abacate, o mel) como truque de beleza. Mas influenciada por propagandas passei a acreditar que os shampoos das grandes marcas eram os melhores. 


( minha profissão é mal caráter e complicada, eu sei) 

  A influência dos amigos vegetarianos e veganos nos últimos anos também contribuiu para que eu conhecesse um pouco desse universo. Conheci a Lush nesse período de tempo e passei a admirar as diferenças que seus cosméticos possuíam em relação aos convencionais, mas achava muito caro o valor de seus produtos. Então, decidi procurar por marcas que oferecessem cosméticos naturais e responsáveis por um preço mais acessível.

  Nessa busca encontrei a marca vegana uNeVie, que conquistou minha atenção por ter produtos baratos (shampoo sólido por R$12,00!), grande variedade (se comparada a outras marcas de cosméticos naturais) e facilidade na hora da compra (você pode realizar a compra online ou por revendas autorizadas).

  Resolvi comprar alguns produtos: 



- O shampoo sólido de argan e ojón;
- A pasta dental de canela e menta;
- O leave-in de argan e ojón; 
- E o condicionador para cabelos cacheados


 - PRIMEIRAS IMPRESSÕES - 

  Os cheiros dos produtos não são nada semelhantes ao que encontramos na indústria tradicional. Também são bem mais duradouros e de alta projeção. Parecem remédios homeopáticos (quem usou sabe que são cheiros bem característicos de plantas) num primeiro momento.  A caixa entregue pelo correio nem tinha sido aberta e eu já podia sentir o cheiro de "mato".

                                     

  O design e layout das embalagens são simples e bonitos (o shampoo sólido vem num saquinho de pano).  Me surpreendi, pois esperava que o leave-in de argan e ojón fosse maior, afinal não li a descrição corretamente e não vi que eram apenas 10g de produto. Como a embalagem é de vidro, veio envolta em plástico bolha, um cuidado extra de bom gosto. Demorou cerca de uma semana após a confirmação de pagamento para que o pacote chegasse em casa.   
(chegou muito bonitinho, pena que a foto tá meio X)

  A pasta de dente a principio tem um cheiro ótimo. Quando coloquei na boca, esperava o doce das pastas convencionais e ao invés disso me deparei com o sabor salgado do bicarbonato (nada exagerado, mas diferente do costume), já estava desiludida em achar que teria um sabor "bom", quando enxaguei a boca e senti um gosto levemente doce e o paladar de canela me surpreendeu durando um bom tempo. A sensação de limpeza era tão grande que parecia que eu tinha acabado de sair de uma sessão de limpeza no dentista. 



  O shampoo ao entrar em contato com a água liberou seu óleo natural e fez com que meu cabelo ficasse muito macio e leve, uma sensação jamais experimentada com os shampoos convencionais, que pareciam deixar meu cabelo exatamente onde ele estava, como se não pudesse mexer. O shampoo em barra me fez ter a confiança em mexer no meu cabelo sem que eu me preocupasse com embaraçamento, pois foi uma sensação de que ele "se soltou". Quando enxaguei, entretanto, parecia que o shampoo tinha realizado uma limpeza profunda e por isso iria ressecar meu cabelo (afinal tenho algumas mechas coloridas) uma sensação parecida com a de passar sabão/sabonete no cabelo.

       

   O condicionador para cabelos cacheados tem uma embalagem que parece super resistente e controlada, chega até ser difícil tirar o produto lá de dentro (talvez para evitar o desperdício). A textura do creme é deliciosa, parece algo de comer. Apesar do cheiro do produto na embalagem  parecer com o de remédio,  quando passei no cabelo deu para sentir um aroma suave de baunilha e de lavanda bem naturais, já que eu estava esperando algo mais adocicado por causa dos cosméticos industrializados. 


  Nos locais em que meu cabelo não é descolorido, passei uma quantidade menor do condicionador do que nos locais com mecha. Tenho costume de cuidar do meu cabelo no primeiro momento do banho e deixar o condicionador agindo durante o restante do tempo, então fiquei com o produto no cabelo durante cerca de 3 minutos. Quando enxaguei a sensação foi de que eu havia realizado uma umectação antes de entrar no banho e meu cabelo estava super macio e gostoso, além de leve, como se eu tivesse realizado uma hidratação profissional no "salão de beleza".



  Pensei utilizar o leave-in de argan e ojón  como finalizador, mas como gostei do resultado só com os outros produtos, não utilizei ele no primeiro dia de teste. Tenho cabelos ondulados do tipo 2B/2C e quase não se formou frizz . Apenas "amassei" meu cabelo depois do banho e ele ganhou forma, além de que a sensação de leveza e limpeza permaneceu. 

  As ondas não ficaram muito definidas como quando eu passo um creme para pentear, mas adorei o resultado, afinal se eu tivesse usado shampoos e condicionadores "comuns" sem utilizar nenhum creme para pentear, ele teria ficado cheio de frizz e nada de definição. Deu para perceber que na realidade a denominação "condicionador para cabelos cacheados" é mais uma questão de proporcionar ótima hidratação (para cabelos lisos e secos deve ser ótimo também).



  Como queria o cabelo um pouco mais definido, passei um pouco do mousse Ecologie Fios Avolumante que tinha aqui em casa. Achei que o cabelo ficou só um pouco mais definido, afinal o efeito desse mousse é bem leve mesmo. Foi bom porque deu uma amenizada no cheiro forte dos produtos da uNeVie.





- CONCLUSÕES -


  Durante os 7 dias usando  a pasta de dente Unevie, percebi que ficaram menos resíduos entre meus dentes e  a gengiva e aparentemente meu hálito também melhorou. O uso de fio dental se fez menos necessário, pois senti meus dentes bem limpinhos. 

  Sobre os produtos para o cabelo, procurei alternar suas diversas funções entre os dias de teste:

  No segundo dia de teste, usei o shampoo, o  condicionador e por fim o leave-in de argan e ojón como finalizador. Utilizei o secador como se fosse fazer uma escova e o cabelo ficou liso e brilhante, sem perder as ondas além de ficar sem frizz. O cheiro do leave-in é mais gostoso que o do condicionador, só que o cheiro de vinagre é perceptível em alguns momentos (tem quem não goste, mas eu achei ok). Sua textura é bem grossa, mas não pesou no cabelo nesse momento. Senti que os fios ficaram sem muito movimento, mas para mim isso é bom, pois são finos e qualquer vento já bagunça tudo.   


  No terceiro dia, lavei o  cabelo com o shampoo e utilizei o leave in como condicionador. Sequei com o secador e senti que foi mais fácil modela-los sem que eles mudassem tanto de posição ao longo do dia. Nesse dia deu para perceber que a camomila presente no condicionador para cabelos cacheados uNeVie estava clareando  meu cabelo (eu não usei, então não ficou tão claro).


(terceiro dia de teste)

  No quarto dia, repeti o esquema de lavagem com shampoo e condicionador, mas repeti o uso do condicionador como creme para pentear. Fiz isso para sentir a definição de cachos que ele poderia proporcionar e adorei o resultado. Meu cabelo ficou brilhante e bem mais definido. Ainda sentia os fios sem movimento, mas a aparência do cabelo como um todo ainda era boa.


(cachinhos brilhantes e definidos <3)

  No quinto dia não senti a necessidade de lavar meu cabelo, pois meus cachos ainda estavam definidos e o cabelo com aparência de "limpeza". 

  Porém no sexto dia, utilizei somente o shampoo afinal já estava sentindo meu cabelo pesado e oleoso e mesmo assim parecia que eu havia utilizado algum óleo vegetal como finalizador (no meu cabelo o resultado não é legal). Para exemplificar, era como se eu tivesse passado óleo de coco após a lavagem, continuando com uma aparência "oleosa", mesmo sentindo os fios limpos.


(limpo, porém oleoso)

  No sétimo dia lavei com o shampoo e o condicionador da uNeVie apenas para confirmar o que eu já havia descoberto na experiência do dia anteriorseguir um cronograma capilar alternando produtos que proporcionam diferentes resultados (hidratação ou nutrição ou reconstrução) causa um efeito muito melhor no seu cabelo. 7 dias usando o mesmo shampoo não foi legal para o meu (ainda mais sendo um shampoo super nutritivo). Ao final o cabelo estava sem movimento, pesado e estranho. 

  Algo que acredito ter me ajudado também foi que nas minhas pesquisas sobre shampoo sólido, tinha visto a dica de cortar um pedaço do produto para que ele não amolecesse por inteiro e confesso que foi muito melhor assim, cortar ele num tamanho menor (até guardei na saboneteira depois). No  5° dia de testes o shampoo de argan e ojón já tinha se transformado numa pasta e fiquei imaginando como seria se estivesse usando o shampoo inteiro. 

 Outra questão que percebi é que utilizando os produtos mais naturais meu cabelo aparentemente demora mais para secar naturalmente. Não é nenhum problema não é mesmo?! 

  Eu gostei tanto dos produtos que resolvi presentear uma amiga vegetariana que faria aniversário com um kit de shampoo sólido (leite vegetal, aveia e vaunilla), a mesma pasta de dente que comprei para mim (canela e menta) e um perfume sólido (jasmim) da marca uNeVie. 

  O shampoo de leite vegetal tem uma aparência bem inconvencional, mas tem um cheiro delicioso! A pasta eu já conhecia  e o perfume não me agradou muito (para mim é muito característico como perfume de vó), apesar que ao passar na pele o cheiro vai se alterando e suaviza (mas também parece não durar muito). O perfume além de tudo tem uma textura parecida com manteiga de cacau, então parece hidratar a região. Contudo, minha amiga adorou o kit-presente e já logo me pediu o site da marca, pois está interessada em maquiagens veganas também.


Foi uma experiência muito bacana ter contato com esses novos produtos e com certeza pretendo utiliza-los sempre :)

 Um resumão da minha opinião:

- VANTAGENS -

  1.  Produtos duráveis (o shampoo e pasta de dente pelo menos.
  2. O resultado é incrível. A gente acha que está acostumada com bons produtos usando os industrializados, mas quando conhece os naturais percebe o engano cometido. 
  3. Uma ótima opção para presentear, envio rápido. 

- DESVANTAGENS - 

  1.  Alterne os produtos  para o cabelo que você está utilizando para um melhor resultado. Em especial o shampoo.   
  2. Caso você possa ver os produtos ao vivo, pode decidir melhor se o cheiro te agrada. Os produtos para o cabelo pelo menos, possuem um cheiro muito forte de alta durabilidade. Não me agradou muito ficar com cheiro de "chá", mas isso não foi um problema muito grande se comparada a aparência dos fios antes e depois. 
  3.  Não coloque toda embalagem na água: se tiver papel vai desmanchar, se for em barra vai ficar molenga. 



Links:

- Site uNeVie:

https://www.unevie.com.br

- Empresas que não testam em animais

http://www.pea.org.br/crueldade/testes/naotestam.htm

- Lista do que evitar em cosméticos:

http://www.modefica.com.br/ingredientes-cosmeticos-nocivos/#.WqBxiOjwbIW

- Dicas de cuidados para cabelos cacheados:
http://cacheia.com/

- Dicas de outros cosméticos naturais: 

http://saopaulosaudavel.com.br/low-poo/
https://beplusnaturalcare.com/collections/condicionador-solido
https://www.facebook.com/altheaprodutos/
https://www.facebook.com/sabomdobom/
https://www.facebook.com/baobasaboaria/?ref=timeline_chaining
http://cativanatureza.com.br/16-shampoo-solido/



Nenhum comentário:

Postar um comentário